quinta-feira, 9 de maio de 2013




Para quem gosta de estar informado sobre o que se passa fora deste nosso Planeta aqui vão alguns endereços que podem ser úteis:

http://www.ccvalg.pt/astronomia/ - Astronomia on-line - Núcleo de Astronomia C.C.V. Algarve
http://www.cienciahoje.pt/1114 - Ciência Hoje
http://www.astronews.com.br/WebSite/index.php - Brasil
http://noticias.uol.com.br/ciencia/temas/astronomia/ - Brasil

quarta-feira, 8 de maio de 2013



     A passagem da Terra pela órbita do cometa "Halley" originou uma chuva de estrelas cadentes, que foi visível a olho nu nesta segunda-feira dia 6 de maio, inclusive em Portugal.
     O fenómeno, pôde ser observado pela meia-noite em Portugal, no campo e com o céu limpo. Ele ocorre, anualmente, a 06 de maio. 
     A chuva de "estrelas cadentes", cientificamente designada como chuva de meteoros, acontece quando a Terra cruza um enxame de meteoroides.
     Os meteoros  são fenómenos luminosos resultantes da entrada na atmosfera da Terra de um corpo sólido proveniente do Espaço. O corpo aquece, ioniza a atmosfera e deixa um rasto de luz.
Os meteoroides são "objetos sólidos que se deslocam no Espaço interplanetário", com "dimensões consideravelmente mais pequenas do que as de um asteroide e bastante maiores do que as de um átomo ou molécula".
     Na segunda-feira,  a Terra cruzou o enxame de meteoroides "Aquáridas", a chuva de estrelas, com uma média de 60 meteoros por hora, atingiu o seu pico.
O fenómeno surge associado ao cometa "Halley" porque a Terra passa na mesma zona em que se encontra o cometa, que deixou um rasto de poeiras a flutuar no Espaço, depois de o gelo, que o compõe e ao qual as poeiras estavam agregadas, ter transitado para o estado gasoso, por sublimação..
     Esperemos pelo próximo ano para ver esse fenómeno lindo de novo!!!!